top of page
amcepbr

Presidente da AMCEP toma posse na Academia de Letras, História e Genealogia dos Inconfidentes Mineiros, pela Ordem dos Inconfidentes.




A Ordem dos Cavaleiros da Inconfidência Mineira é uma instituição cívica, filantrópica e cultural que tem como objetivo social a defesa dos ideais dos Inconfidentes. Tem na sua essência uma das mais importantes premiações, ao reconhecimento de pessoas físicas e jurídicas que prestam comprovados serviços à pátria, a história, a cultura e a sociedade.

​ É seguidora dos princípios tradicionais da Ordem dos Cavaleiros Hospitalares de Vila Rica, criada na antiga capital de Minas Gerais, possivelmente pelo inconfidente Tomás Antônio Gonzaga, por volta de 1779, atuando naquela cidade na época da colônia e que, paralelamente as atividades assistenciais praticadas, foi o berço do movimento que mais tarde seria conhecido como Inconfidência Mineira.

A OCIM organiza, apoia e premia iniciativas culturais. Em ações filantrópicas, arrecada e distribui roupas, remédios, cestas básicas, apoio residencial, apoiando deficientes e operações emergenciais. Está entre as Ordens Cavalheirescas e Humanitárias mais antigas no Brasil, tendo caráter liberal e independente de controle de quaisquer autarquias ou organizações religiosas ou filosóficas.

Nesse sentido, mesmo diante a pouca visibilidade local, o Presidente da Associação Mineira de Cultura e Educação Patrimonial - AMCEP - Dr. Ewerton De Brito, enaltece a "honra em fazer parte de uma instituição de tamanha notoriedade e impacto social, bastando observar seus confrades". O presidente destaca as pesquisas, publicações teses, atividades e eventos tendo como temáticas como diásporas, identidades, genealogia popular, simbologia e literatura das expressões populares, folclore, ciências das religiões, formação de e sociedades e Patrimônio Cultural. Entre as pesquisas realizadas, publicações sobre analises das Congadas e Folias de Reis apresentadas além do Brasil, Portugal (Lisboa) e Itália (Roma, Palermo), musica e teatro sacro e profano, dossiê sobre o caminho velho da Estrada Real, sobretudo a Estrada do madeira em Lavras - MG, onde foi referencia para o tombamento do Marco de sesmaria e do Cruzeiro, origens do povoamento de Lavras e região das Vertentes, além de sustentar na sede da associação o Museu da Cultura Caipira, sítios arqueológicos e Biblioteca contendo acervos e livros sobre a historia da região.

A AMCEP, na figura do seu presidente, agradece a valorização de nossas atividades por meio sobretudo dos órgãos estatais como Secretaria da Cultura de Minas Gerais e Ordem dos Cavaleiros da Inconfidência Mineira por meio da Cadeira XXXIX, tendo como Patrono Fazendeiro João Rodrigues de Macedo, na Academia de Letras, História e Genealogia da Inconfidência Mineira.

13 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page