Preservação, Valorização e Difusão da Cultura Mineira
Programa de Educação Patrimonial
Preservação
Pesquisas, Oficinas, Cursos e Seminários
Valorização
Programa de Educação Patrimonial - Extensão UFLA.
Difusão
Concertos, Eventos e Espetáculos
Nossas atividades
Lavras possui uma história maravilhosa, e um potencial enorme para o desenvolvimento do turismo, cultura e economia criativa, por meio da preservação, valorização e difusão da cultura local. O resultado destas atividades impacta fortemente na geração de empregos sobretudo no setor turístico e entretenimento cultural. Mais importante ainda, é o impacto na preservação da identidade cultural local, representadas pelo seu patrimônio cultural. Nesse sentido, temos temas como ferrovia, e sobretudo congadas e folias de reis, um dos patrimônios culturais imateriais mais representativos de nossa região, e por isso, um dos maiores potenciais de desenvolvimento ao turismo e cultura. E para que isso ocorra, é necessária uma cadeia de formação e prática, que envolvem escolas, sociedade, setor privado (que faz parte da sociedade) e administração pública.
Contudo, baseado nessas demandas, o projeto é o resultado das pesquisas de Mestrado e Doutorado do Prof. Ewerton De Brito, de métodos e análises sobre as expressões culturais de Lavras e região, publicados pela Universidade de Roma Tor Vergata, realizados pela AMCEP.
O Projeto consiste em capacitar estudantes e professores, músicos e não músicos, à introdução de temáticas da cultura popular no ensino formal fomentando a formação de público (plateia); a produção audiovisual com mídias alternativas; e criar uma orquestra popular e coro cênico, por meio da disciplina “Etnomusicologia”. A capacitação é realizada por meio de eventos culturais temáticos.
A Etnomusicologia é o estudo das relações entre a música e o modo de vida de um povo (cultura). É uma disciplina contida na área de conhecimento do Patrimonio Cultural, ou Educação Patrimonial. Por meio desta área podemos entender processos de formação de território (bairros, ruas, festas populares, arquitetura, gastronomia etc.), cultura, movimentos de diásporas e identidades, ou seja, entender nossa identidade. Essa disciplina usa como ferramentas as filmagens e materiais audiovisuais para comparações e análises das manifestações culturais populares, nacionais e estrangeiras, registros de depoimentos e digitalização de documentos e fotos. Nas oficinas de etnomusicologia, a proposta visa identificar a influência cultural dos emigrados na formação de Lavras e região, tendo como referência os parâmetros musicais. A capacitação de professores, agentes de ensino e estudantes visa apresentar uma metodologia de pesquisa sobre o patrimônio musical de Lavras e região. Visa ensinar a identificar as informações históricas codificadas em sistemas musicais, cênico e artístico, através de comparações de expressões populares brasileiras e estrangeiras identificadas em nossas expressões culturais. Abrange áreas de história, geografia, literatura, artes cênicas, músicas etc., e o aprofundamento dos temas são realizados por meio de três atividades: Lavras Registra, Coro Cênico e Orquestra popular (CCOP) e O Sertão Barroco.
O Sertão Barroco tem como objetivo a criação de plateia e capacitação de agentes educacionais por meio de eventos culturais temáticos. As atividades de educação Patrimonial abordam a formação de público por meio de análises musicais, literárias, gastronômicas, visuais, festas religiosas populares, em linguagem popular, de cada expressão artístico/musical, desde o mais popular até as belas artes, para a valorização de nossas expressões. Assim, os professores de rede de ensino e estudantes universitários podem aprender sobre as expressões culturais de Lavras por meio de experiencias sensoriais sobre os temas da herança cultural de Lavras, de uma forma descontraída, e portar a cultura popular para o espaço formal de ensino, a sala de aula.
O Lavras Registra capacita professores desenvolverem aulas que possam contribuir com a criação de roteiros, entrevistas, registros, entrevistas com mestres de saberes, digitalização de documentos, e estudantes para a criação de documentários com mídias alternativas como celulares e aplicativos. etc. Os resultados garantem a preservação do patrimônio cultural e impactam com a criação e disponibilização de acervos fotográficos e audiovisuais inéditos para futuras pesquisas sobre o patrimônio cultural de Lavras resultando no intercâmbio entre Mestres de saberes e comunidade acadêmica. É a oportunidade de conhecimento além dos livros, e de valorizar o espaço de correlação em que a comunidade vive, o que também desenvolve as comunidades e geram empregos.
O Coro Cênico e Orquestra Popular já está em andamento, sendo realizado na Escola Estadual Dora Matarazzo, no bairro Lavrinha. Conta com estudantes da escola, sobretudo jovens pertencentes às companhias de reis e Guardas de congadas. Serão analisadas diversas expressões musicais e artísticas no âmbito sacro, popular, belas artes, etc. Aos estudantes que já tenham intimidade com o instrumento, será proposto o ensino da teoria musical, notação musical e prática musical em conjunto, para a união do conhecimento empírico e acadêmico nos participantes, e tendo como um produto uma orquestra popular e um coro cênico com o repertorio que sustenta temas dos períodos musicais do Campo das Vertentes, do Brasil e no mundo desde o sec. XVIII, no sentido erudito ao popular. Através de espetáculos podemos levar o conhecimento da nossa própria identidade.
A interlocução acadêmica é orientada pela Dra. Elaine Frade, e consiste em intermediar professores e agentes de educação e cultura de outras instituições, universitários de licenciatura e Mestres de saberes. A intenção é promover maior participação da Universidade no desenvolvimento da comunidade, e colocar em contato estudantes de áreas periféricas com o ambiente universitário. Já está em execução na Escola Estadual Dora Matarazzo, embora seja aberto a toda comunidade, sobretudo outras entidades escolares, além de bolsistas da UFLA.
O E2 partiu da Lei Paulo Gustavo Estadual e já se encontra ao final de sua vigência, sendo o subsídio fundamental para a continuidade do Projeto. Propõe um “curso de música”, capacitação de agentes educacionais e culturais e produção audiovisual com uma duração total de 5 meses, sendo 1 aula semanal durante 4 meses, totalizando 40 horas-aula, entre oficinas, seminários, produção dos eventos etc.
Sugere-se módulos contínuos anuais, contando com concertos de gala com apresentações do coro cênico e orquestra popular e mostras de audiovisual etc.
As aulas semanais serão ministradas pelo M° Ewerton De Brito, com duração de 2 horas, dedicadas ao aprendizado dos parâmetros musicais, características de estilos e sistemas musicais e seus períodos (de óperas a congadas), e sobretudo a relação da expressão musical com sua formação territorial e cultural. No âmbito da produção áudio visual, orientação à pesquisa etnomusicologia, criação de roteiros, gravação de entrevistas, edição e publicação.
A proposta de custo do projeto é de R$10.000,00 mensais, sendo como investimento na prestação de serviço, curadoria, corpo operacional (estágios e contratações), manutenção da sede, despesas de secretaria etc. o Projeto prevê temporadas semestrais, totalizando 5 meses em cada semestre em uma proposta continua.
Ewerton De Brito é graduado em licenciatura em Música, especialização em Alta performance do Violão Clássico pela Accademia Musicale Praeneste – Palestrina/Roma. É mestre em Música e Espetáculo e doutor em Patrimonio Cultural, Formação e Território (Etnomusicologia), ambos pela Universidade de Roma Tor Vergata. O artista sempre buscou unir o máximo da cultura erudita com o máximo das expressões populares, sobretudo as congadas e folias de Lavras e região das Vertentes.
As pesquisas da AMCEP está atualmente se movendo em vários níveis:
1) A organização de seminários e reuniões de estudo, sobre os principais temas do centro do debate internacional em pesquisas sobre o Patrimônio Cultural, tradições e expressões. Os seminários idealizados pelo Dr. Ewerton De Brito) têm sido por quatro anos a proposta central, possibilitando o fomento de publicações impressas e online. Desde 2021 iniciamos uma nova série, intitulada 'O Sertão Barroco' que tem como objetivo refletir sobre práticas musicais, literárias, cênicas, gastronômicas, danças, artes plásticas, artesanatos, etc., antigas e contemporâneas em uma perspectiva intercultural e transnacional. Além disso, a AMCEP organiza jornadas de estudo relacionados a temas de pesquisa específicos sobre relações entre as expressões artístico religiosas e a formação territorial das Vertentes, e sedia encontros científicos de organizações nacionais e internacionais.
2) Outro campo de pesquisa é o de projetos específicos onde um momento espetacular é acompanhado por uma reflexão teórica e científica. É o caso do Coro Cênico e Orquestra popular, iniciativa agora em sua vigésima edição. Esta série de encontros organizados em colaboração com a Confraria Nota Azul, com curadoria de Romulo Pizzolante, pretende refletir, através de seminários e concertos, sobre as formas de cantar em tradições musicais mineiras, eruditas e populares. Outro projeto importante é o "FIC - Festival Internacional de Corais", um programa de seminários sobre música congadas e folias de reis, no qual a música de compositores atuantes nos interiores, desvalorizada frente à musica comercial, é "redescoberta", estudada e executada, numa perspectiva que pretende enfatizar o cosmopolitismo presente no mundo musical da cultura caipira.
3) A capacitação de professores, agentes de ensino e estudantes visa apresentar uma metodologia de pesquisa sobre o patrimônio musical de Lavras e região, criação de roteiros, entrevistas, registros audiovisuais com mídias alternativas (celulares e aplicativos). Os resultados visam impactar na disponibilização de acervos fotográficos e audiovisuais inéditos, disponíveis para pesquisas, e resultando no intercâmbio entre Mestres de saberes e comunidade acadêmica, base para repertorio do coro cênico e orquestra popular, e disponibilização de documentos para futuras pesquisas sobre o patrimônio cultural de Lavras, sobretudo a importância da preservação de tradições orais frente a materiais impressos ou online.