top of page

Nossos fundamentos

AMCEP - Associação Mineira de Cultura e Educação Patrimonial

     Inspirados pelos Institutos de Estudos Avançados das tradições italiana e brasileira, representa uma importante iniciativa, única no campo da preservação, valorização e difusão da cultura de Lavras, através de atividades culturais teóricas e práticas, tendo como um dos pilares de pesquisas as tradições folcloricas-religiosas de Minas e do mundo, desenvolvendo o turismo e a economia criativa. Os objetivos da AMCEP são originalmente quatro:

  •  Instituto Intercultural de Estudos Comparativos em Arte, Arqueologia, Ciências das Religiões, Museologia, História, Etnografia e Musicologia Comparada - imigrações, êxodos e diasporas a luz das expressões populares;

  • Coro Cênico e Orquestra Popular, 

  • Eventos, Seminários, Congressos, Espetáculos, Literatura, Música, Teatro, artes visuais e plásticas, dança, etc; 

  • EcoMuseus - Museu das bandeiras; Museu da Escravidao; Museu da Musica.

O centro cultural Bonserá do Madeira é uma plataforma de experiencias cientificas e culturais voltadas ao patrimônio cultural do Campo das Vertentes de Minas Gerais. Sob a direção da associação AMCEP, realiza atividades de preservação, valorização e difusão da cultura do Campo das Vertentes – MG – com sede em Lavras. São realizadas atividades culturais e acadêmicas, onde podemos aprender sobre nossa identidade de uma forma leve e divertida, através de eventos de música, teatro, literatura, gastronomia, paisagismo, história, museu da cultura caipira, biblioteca, artesanato, passeios na natureza para visitantes e aventureiros que queiram se aprofundar na cultura dos tropeiros e bandeirantes, caminhadas guiadas nos vestígios arqueológicos como muros de pedras e valos de caminhos de cavaleiros, nas "Fabricas e Descaminhos da Estrada Real", tudo disponível para a comunidade!

 

    A sede da AMCEP se localiza na Estrada do Madeira, em Lavras, em um casarão de 1753, de arquitetura do período colonial de uma das origens do povoamento de Lavras, chamado atualmente de Bonserá Do Madeira, onde também é uma hospedagem (B&B), e um espaço indescritível para confraternizações, exposições, seminários, apresentações, festas, grandes eventos, contando com espaço para camping. É um ponto cultural onde diversos projetos são desenvolvidos, como o Drink Art Café, Programa de Educação Patrimonial, o Sertão Barroco, Coro Cênico e Orquestra Popular, Projeto Lavras Registra, entre outros.

 

    o DRINK ART CAFÉ é a biblioteca do Bonserá. Um espaço onde o visitante pode tomar um bom café e drinks, em meio a livros raros sobre temas da formação territorial da região, literaturas clássicas brasileiras e estrangeiras (sobretudo italiana), mitologias e religiões no mundo, culturas populares, galeria de quadros e fotos, etc. É um modo inovador de fomentar a leitura de uma forma divertida e leve.

 

A Escola Lírica Caipira, iniciou-se com um projeto desenvolvido na Itália, inicialmente chamado Projeto Le DIC (Le Diaspore e Identità Culturale), e hoje conhecido como CCOP (Coro Cênico e Orquestra Popular.  Foi idealizada pelo Prof. Ewerton De Brito, Prof. Antonio Vignera e Maestro Marcos Vinicius, em ocasião proposta entre consulado geral do Brasil em Roma e Filarmônica Romana (Vaticana). Conta com um vasto acervo para pesquisas musicais em partituras de músicas, teoria e história da música (brasileira e estrangeira), livros com temáticas sobre artes e espetáculo (documentos originais da história do teatro e cinema brasileiro, livros de teoria e história do teatro brasileiro e italiano, roteiros e clippings do teatro novo brasileiro, etc, história da arte). No âmbito das artes cênicas, conta com um acervo inédito do cineasta, ator e diretor Oswaldo Loureiro, com cartas originais, roteiros teatros, roteiros de espetáculos, museu do teatro brasileiro, entre outros documentos que contam a história geral de nosso teatro e cinema. Um acervo inédito e que não se encontra nem em escolas especializadas, sendo imprescindível para quem deseja se aprofundar nas artes cênicas, teatro e cinema, música, e artes do espetáculo em geral.

Contudo, a Escola Lírica Caipira – ELC – conta com uma sala para concertos e saraus, um pequeno anfiteatro para apresentações mais intimistas, além de um grande palco ao ar livre, para grandes espetáculos.

 

    O Bonserá recebe alunos de escolas e grupos turísticos para visitas aos museus, com aulas interativas e interessantes sobre a formação territorial da região, mediante a agendamento!

 

Se você quer se aprofundar nos estudos das artes, etnografias, história, literatura, filosofia, entre outras, venham conhecer as atividades da AMCEP!
Como disse o filosofo Seneca, “ao aprofundar no conhecimento, tendemos a estar sós. O que podemos fazer é unir os que se sentem sós, de acordo com suas demandas e buscas em comum”!

    Criados para analisar todos os aspectos da história à luz da formação territorial sul-mineira, nossas atividades buscam proporcionar oportunidades e meios para especialistas e estudiosos, promovendo iniciativas científico - culturais orgânicas, e pesquisas em colaboração com importantes instituições culturais e acadêmicas, nacionais e internacionais.

   

    A AMCEP - Associação Mineira de Cultura e Educação Patrimonial - foi oficializada em 2020 por iniciativa do pesquisador Ewerton De Brito, com o proposito de sistematizar as atividades feitas ao longo do tempo e assumir uma postura autonoma. Desde 2006 o sonho idealizado vem sendo realizado. As primeiras atividades foram inspiradas no Programa de Educação Patrimonial do Trem da Vale, festivais de inverno, Jazz, Forum das letras, em Ouro Preto - MG. Em 2013, por intermedio do idealizador e M° Lindomar Gomes, promove os primeiros eventos como o FIC - Festival Internacional de Corais em Lavras, além de reger coros e grupos musicais. 

  Desde 2007, o Prof. Ewerton De Brito sempre buscou aplicar o conhecimento academico no desenvolvimento da comunidade. Direcionando o desenvolvimento de suas pesquisas e teses no ambito da Musicologia comparada e Estudos e Documentação Comparativa de Música, a AMCEP tem se preocupado principalmente em tornar conhecidos no Ocidente as grandes tradições musicais mineiras e suas influencias oriundas das imigrações, êxodos e diasporas.  O conhecimento chega à sociedade através de um trabalho de coordenação de festivais, espetáculos, saraus, e intercâmbios, como forma transmitir conhecimento com entretenimento, ou seja, "aprender se divertindo".   

   

    Em 2015, estabelece as primeiras parcerias em Roma - Italia, desenvolvendo projetos no Conselho de Cidadãos Brasileiros do Consulado Geral de Roma. Ali, conhece o Prof. Antonio Vignera, onde se inicia o Projeto LeDIC , um projeto de pesquisa, valorização e difusão das expressões culturais brasileiras e italianas, a luz das canções de ninar, como ações de combate à violência de todos os gêneros. Iniciativas científicas e espetaculares, como o "Poder das Canções de Ninar", foram realizadas em colaboração. Estudos e criação de espetáculos sobre a formação territorial de Minas Gerais, realizados em Roma. Essa parceria abrange também integrantes do Coro Filarmonica Vaticana, onde integrantes interpretam canções do repertorio de Minas Gerais do periodo colonial. As atividades envolvem também o estudo teorico das tradições culturais mineiras em Roma, com as folias de Reis e as congadas, fazendo parte do projeto de difusão da cultura mineira no exterior.

  O Projeto LeDIC  promove o conhecimento de diferentes culturas musicais e investiga processos musicais antigos e contemporâneos em uma perspectiva intercultural. Suas atividades, quase mensalmente ao longo do ano, incluem diferentes tipos de eventos: seminários e conferências científicas sobre questões de música intercultural, cursos teórico-práticos e master-classes, concertos dedicados às diferentes tradições musicais-artistica-literária-religiosa do mundo e às intersecções dessas tradições com o mundo contemporâneo. Antonio Vignera é Professor no Departamento das Atividades Didáticas Dos Museus do Vaticano, e socio da associação A.Gi.Mus - Associazione Giovanile Musicale, com sede em toda Italia. Em 2018 colabora com a AMCEP fortalecendo o intercambio e a reflexão científica no campo do espetáculo, da antropologia  e da musicologia comparativa através do Projeto LeDIC -"Le Diaspore ed Identità Culturale" e "Seminários Internacionais de Folclore" colocando em contato numerosas autoridades de pesquisa a nível internacional em Roma e Santa Marinella - Italia.

   

       Em 2020, o modesto Centro de Pesquisa Intercultural da AMCEP foi fundado com o objetivo de propor apresentações artísticas vinculadas às pesquisas sobre a vida musical de Lavras e Campo Das Vertentes, que vem se desenvolvendo desde 2010 pelo Professor Ewerton De Brito. Um dos programas propostos é o de estudos para pesquisa Documental sobre o teatro e melodrama, missas, vida musical e artistica, etc., a partir do Sec. XVIII na região de Lavras, comarca do rio das Mortes no Brasil, além de analisar o contexto contemporaneo no mundo. O Programa se caracteriza pelo enriquecimento progressivo nos campos da pesquisa histórica e da conservação documental sobre a formação cultural das Vertentes do sul e Minas. Como atividade de pesquisa temos:

  • elaboração de programas periódicos regulares,

  • digitalização de documentos, criação de banco de partituras,

  • exposições,

  • conferências de estudo, seminários,

  • concertos, apresentações de grupos folclóricos e étnicos, atividades literárias, melodrama, teatro e coreutica.

     As atividades são inspiradas em programas de grandes institutos como o Instituto Musica Brasilis, almejado para uma possível colaboração nas pesquisas.

    Também é dada atenção especial ao ensino e colaboração com instituições locais, sobretudo a Universidade Federal de Lavras - UFLA, e internacionais como a Universidade de Roma Tor Vergata (Roma-IT), e quem sabe da Fondazione Giorgio Cini, na qual nos inspiramos fortemente.

   Com o objetivo de estender suas atividades também no campo educacional, a AMCEP firmou um acordo com o Departamento de Gestão Educacional, Teorias e Práticas de Ensino da UFLA, As atividades foram iniciadas em julho de 2021, através do Projeto de extensão InterUFLA, coordenado pela Dr. Elaine das raças Frade, da Universidade Federal De Lavras, em acordo de cooperação com a Università di Roma Tor Vergata, na Italia.  O Projeto abrange a formação de professores à luz das expressões tradicionais locais, uma vez que a preservação de tais patrimônios culturais também depende de seu ensino nas escolas. Analises de metodologias de ensino, aplicação da pedagogia popular no ensino formal, criação de espaços de ensino não formais, e pesquisas documentais e em campo. O Projeto tem como objetivo capacitar formadores de professores, introduzindo o conhecimento popular no ensino formal. O resultado busca gerar profissionais nessas areas de conhecimento no qual, além de preservar, valorizar e difundir nossa cultura, desenvolve um setor economico vital para a propria preservação, como o turismo e economia artistica. 

    Além das diversas iniciativas que acontecem em Lavras e Roma, a AMCEP também promove seus eventos online, em especial com trechos de vídeo no canal da associação no YouTube e através de publicações: prevê sua própria série editorial, concertos didáticos, em colaboração com associações, instituições, institutos e fundações, que inclui volumes impressos, publicações multimídia e publicações online. Em 2023, a Associação tem como objetivo a criação de um arquivo publico contendo a documentação (especialmente áudio e vídeo) das iniciativas organizadas ao longo de mais de 10 anos de atividade, no ambito da Educação Patrimonial, cultura e turismo. 

   

Tour Italia - Violonista 2015 - 2019

FIC - Festival Internacional

Tour Italia - Violonista 2015 - 2019

FIC - Festival Internacional de Corais 2013-2015

Dia Mundial da Criatividade - WCD 2022 - Lavras - MG

de Corais 2013-2015

Dia Mundial da Criatividade - WCD 2022 - Lavras - MG

 

 atividade de reflexão científica, propostas educativas e iniciativas espetaculares em uma perspectiva musical e coreutica intercultural, também através da criação de um arquivo que documenta as atividades promovidas pelo Instituto em seus mais de quarenta anos de vida, e sua própria série editorial, Intersezioni musicali.

 

Atividades de pesquisa

 

 

https://www.canva.com/design/DAF8mZXLR-Q/cSWzybZhq2qO_u3w0TV-Ew/view

 

Justifica-se 

 

 

 

 

 

CONTATO

EProfessor Ewerton De Brito
  Presidente da AMCEP

 

 

PERSPECTIVAS DE PESQUISA

 

Pretende-se continuar nos moldes já traçados, fortalecendo os caminhos de pesquisa por meio de publicações e um uso mais amplo e diversificado dos recursos oferecidos pela internet.

bottom of page